Dizer “Oi” em japonês não significa usarmos, literalmente, essa forma de cumprimento. Por exemplo, de que formas podemos dizer “Oi” em inglês? Diversas: “Hey“, “What’s up?“, “What’s cracking?” e “Howdy” são alguns exemplos. Com a língua japonesa e as demais não é diferente.
Quer conhecer 8 formas de dizer “Oi” em japonês hoje mesmo? Este texto de Geração do Zodíaco vai te mostrar. Elas serão apresentadas em suas formas de romaji e hiragana.
Geralmente, aprendemos a dizer “Oi” em japonês assim: konnichiwa (こんにちは). Entretanto, há contextos que requerem o uso de outras opções. Esses contextos são representados pelos tipos de pessoas com quem nos comunicamos (grau de formalidade / informalidade), período do dia e do tipo de informação que queremos tirar da pessoa com quem falamos. Em outras palavras, quando usamos um cumprimento como “Oi” ou “Bom dia”, não podemos esperar que os nossos interlocutores respondam com um “Bem, e você?”. Podemos esperar uma resposta como essa se o nosso cumprimento for “Como você está?”.
Texto recomendado: Onde assistir a Cavaleiros do Zodíaco?
Dessa forma, ainda que não digamos “Oi”, o cumprimento que usarmos terá a função de iniciar um diálogo, ainda que seja curto. Vejamos os primeiros exemplos de como dizer “Oi” em japonês:
Quer saber como dizer “Bom dia” em japonês? Aqui está. Muitas vezes, esse é o nosso primeiro cumprimento do dia. A forma completa, Ohayō gozaimasu, tende a ser utilizada em contextos mais formais. Por outro lado, em situações mais informais, tende-se a usar a forma curta, ou seja, apenas Ohayō (おはよう). Vale a pena mencionar que este う indica uma pronúncia mais alongada do “oh”.
Como você está? Na verdade, não quero saber sobre você, apenas traduzindo げんきですか para o português. Esse é um jeito informal de querermos saber como o nosso interlocutor está. Quando, porém, o contexto é formal, dizemos Ogenki desu ka (おげんきですか). Esse ‘O’ (お) representa um trato de maior respeito. O ‘Ka’ (か) indica que uma pergunta está sendo feita.
Essa é uma das maneiras mais informais de dizer “Oi” em japonês e de, literalmente, dizermos “Oi”. O ‘ā‘ indica que esse ‘a’ tem uma pronúncia mais alongada.
Texto recomendado: Você conhecia a história destas marcas japonesas?
Ao telefone, se a pessoa do outro lado da linha for uma parente ou amiga nossa, podemos atendê-la com um もしもし. Porém, nem sempre dizemos “Alô” quando alguém liga para o nosso número, não é mesmo. Logo, uma alternativa formal para Moshi moshi (もしもし) recomendada é Hai (はい), seguida de sua identificação (ou a da empresa onde você trabalhe). Nesse contexto telefônico formal, o Hai é um “Sim” que funciona como “Alô”.
Esse é um dos cumprimentos que tendem a ser usados tanto em contextos formais quanto informais. É assim que dizemos “Boa noite” em japonês no momento que encontramos alguém, não na despedida. Equivale à forma inglesa Good evening, não à Good night.
Quando encontramos alguém pela primeira vez, o cumprimento que geralmente usamos é “Prazer em te conhecer”. Para cumprimentarmos assim em japonês, dizemos はじめまして.
Essa é uma forma bem informal de dizermos “Oi” em japonês. Ela, entretanto, tem uma particularidade: é comumente atribuída ao uso feminino. Logo, se やっほー tende a ser mais usado pelo público feminino, qual seria o equivalente masculino?
Como vocês podem ver neste endereço, おす tem diversos significados, e um deles é “Oi”. Ele é tão informal quanto Yahhō (やっほー), porém, tende a ser mais utilizado entre homens.
Na loja de Geração do Zodíaco, vocês vão encontrar diversas opções de livros para aprender japonês e conhecer o Japão. Estes livros selecionados por Geração do Zodíaco são produtos afiliados. Isso significa que, ao comprar um ou mais deles, recebemos uma comissão. Por um lado, disponibilizamos excelentes fontes para os estudantes de japonês e entusiastas do Japão; por outro, a sua compra contribui com o crescimento deste projeto de divulgação de Cavaleiros do Zodíaco e da cultura japonesa.
Para entendermos a Hipótese da Floresta Negra, temos que voltar aos anos 70 do século…
O que é Astronomia? A Astronomia é uma das ciências mais antigas e fascinantes da…
Seja na televisão ou em nossos círculos sociais mais próximos, é bem provável que você…
Prestes a estrear no Brasil, em 27 de abril, o novo filme dos Cavaleiros do…
Você já pensou quem seriam os deuses de Saint Seiya na mitologia brasileira? Cavaleiros do…
Escrever sobre Adolpho Bloch é como acender uma lanterna e apontá-la para um baú... ou…