Inaugurado no ano de 1978, o Museu Histórico da Imigração Japonesa é uma das melhores formas de conhecermos não apenas o Japão, mas, sobretudo, a memória e as experiências daqueles que deixaram as terras nipônicas rumo ao Brasil.
Texto relacionado: 8 formas de dizer “Oi” em japonês
O acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa
Atualmente, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, com sede em São Paulo, possui mais de 97 mil itens que pertenceram aos imigrantes japoneses. Entre esses itens, estão utensílios domésticos, discos LP, filmes, pinturas, livros e jornais.
A história desses japoneses que vieram para o Brasil também é contada por uma coleção de mais de 10 mil fotos. A fim de melhor preservar essa memória, o museu iniciou um projeto de digitalização.
Os três andares de exposições
No 7º, 8º e 9º andares, os visitantes podem conferir uma verdadeira linha do tempo da imigração japonesa no Brasil.
O 7º andar é dedicado ao início da presença japonesa em terras brasileiras, com destaque para maquetes e outras representações das atividades dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil.
No 8º andar, encontramos os registros que marcaram os primeiros 50 anos da imigração japonesa no Brasil, com foco na diversificação do trabalho agrícola e a II Guerra Mundial.
O 9º andar, inaugurado em junho deste ano, mostra os 114 anos da imigração japonesa em nosso país. Nesse andar, podemos ver como esses imigrantes e seus descendentes se destacaram no Brasil, bem como as influências da cultura japonesa em solo brasileiro.
Visitas ao museu
Para conhecer a história da comunidade japonesa em solo brasileiro, há dois tipos de visita: a virtual e a presencial. Entretanto, caso você more próximo ao museu, não pense duas vezes: visite-o presencialmente.
O museu está situado na R. São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo, e possui uma exposição permanente nos 7º, 8º e 9º andares. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 13h às 17h. Às quartas, a entrada é franca.