Seja na televisão ou em nossos círculos sociais mais próximos, é bem provável que você já tenha ouvido um ou mais sobrenomes em japonês. São palavras que também identificam pequenas e grandes marcas conhecidas internacionalmente, como Toshiba ou Mitsubishi.
Nesta nova publicação de Geração do Zodíaco, apresentamos o significado dos 10 sobrenomes em japonês mais comuns. Bom, é possível que esta lista não esteja em uma ordem correta, mas o certo é que os sobrenomes de origem japonesa listados estão entre os mais comuns.
Leia mais: 8 formas de dizer “Oi” em japonês
Tanaka (田中): Começamos a lista de sobrenomes japoneses populares com Tanaka, um sobrenome que representa uma conexão ancestral com a vida rural, de enorme importância histórica na sociedade japonesa. É formado por “ta” (que significa “campo de arroz, arrozal”) e “naka” (que significa “meio”, “centro”). Ou seja, no ‘meio do campo de arroz’.
Takahashi (高橋): Outro dos sobrenomes em japonês mais comuns é este, formado por “taka” (que significa “alto”), e “hashi”, que significa “ponte”. Ou seja, o sobrenome significa ‘ponte alta’. As pontes, na cultura japonesa, são muitas vezes associadas à superação de obstáculos, e também à conexão entre o presente e o futuro.
Suzuki (鈴木): O sobrenome Suzuki é formado por “suzu” (cujo significado é “sino”) e “ki” (que significa “árvore”, “madeira”). Uma ‘árvore de sinos’.
Watanabe (渡辺): Este sobrenome ilustra uma ligação com travessia ou passagem. “Wata” pode ser traduzido como “cruzar ou “atravessar”, e “nabe” significa “borda” ou “beira”. Em outras palavras, ‘atravessar pela beira’. Esse sobrenome pode evocar imagens poéticas de viagens e jornadas, indicando um ancestral que vivia perto de uma passagem importante.
Ito (伊藤): Essa pequena palavra pode ser entendida como “fio” ou “linha”. Nesse sentido, esse sobrenome pode representar a linhagem familiar como um fio condutor que conecta as gerações ao longo do tempo.
Leia mais: Você conhecia a história destas marcas japonesas?
Yamamoto (山本): Este sobrenome é formado por “yama” (que significa “montanha”) e “moto” (traduzido como “base” ou “raiz”). Ou seja, ‘base da montanha’. Algo bem sólido, não é mesmo? O sobrenome Yamamoto ilustra um tipo de afinidade ancestral com regiões montanhosas japonesas.
Sato (佐藤): Sato é um dos sobrenomes em japonês mais populares, mas seu significado não reúne consensos. Algumas páginas como a da iGENEA, informam que “Sato” significa ‘vila’. O site Go!Go!Nihon diz que a origem de “Sato” esteja ligada “a uma família bem generosa que vivia perto de glicínias (plantas bastante comuns no Japão). Por outro lado, o site do Photoguide.jp afirma que “não há uma documentação histórica que comprove e explique a origem e o significado” do sobrenome “Sato”.
Kobayashi (小林): Formado por “ko” (pequeno) e “bayashi” (em japonês, hayashi, que significa “floresta”), este sobrenome pode ser traduzido como ‘pequena floresta’. Claramente, outra referência ao profundo respeito e intensa ligação que os japoneses têm com os elementos naturais que os cercam.
Nakamura (中村): O sobrenome Nakamura é formado por “naka” (que significa “meio”, “centro”) e “mura” (que se traduz como “vila”). A ‘vila do meio’, ou ‘vila central’. Esse significado se ancora na ancestralidade das vilas e pequenas comunidades no Japão antigo, marcadas pela vida rural, e ainda mais pelo cultivo do arroz. A título de exemplo, um dos principais jogadores de futebol do Japão neste século se chama Shunsuke Nakamura, nascido em 1978.
Tamura (田村): Por último, temos o sobrenome Tamura, composto por “ta” (traduzido como “campo de arroz”, “arrozal”) e “mura” (que significa “vila”). Ou seja, ‘vila do arrozal’. Esse sobrenome, de modo evidente, destaca a importância histórica do cultivo de arroz na sociedade japonesa. Tamura também é o nome de uma cidade localizada em Fukushima.
Para entendermos a Hipótese da Floresta Negra, temos que voltar aos anos 70 do século…
O que é Astronomia? A Astronomia é uma das ciências mais antigas e fascinantes da…
Prestes a estrear no Brasil, em 27 de abril, o novo filme dos Cavaleiros do…
Você já pensou quem seriam os deuses de Saint Seiya na mitologia brasileira? Cavaleiros do…
Escrever sobre Adolpho Bloch é como acender uma lanterna e apontá-la para um baú... ou…
Um estudo publicado pela Osaka Metropolitan University anunciou o mapeamento de cerca de 140 mil…